Análises

Ratchet & Clank: Rift Apart (PC)

Uma aventura; muitas dimensões!

Versão testada: PC
Disponível para: PC, PlayStation 5

Lançado em exclusivo para a PlayStation 5 em Junho de 2021, Ratchet & Clank: Rift Apart, um jogo desenvolvido pela Insomniac Games, chega agora ao PC pelas mãos da Nixxes, um estúdio agora adquirido pela Sony para desenvolvimento técnico especializado na portabilidade de jogos 1st party desta empresa para os computadores pessoais.

Sendo uma sequela de Ratchet & Clank: Into The Nexus, a história de Rift Apart inicia-se com os agora aclamados heróis intergalácticos Ratchet e Clank, enquanto celebravam numa vibrante parada cheia de cor e festa as suas conquistas e vitórias, com destaque para a reparação do Dimensionador, um instrumento capaz de abrir portais para outras dimensões. A festa do duo termina quando são abruptamente interrompidos pelo ataque do Doctor Nefarious, com os seus robots e máquinas destruidoras que, no meio da confusão provocam a destruição daquele instrumento. Com a súbita avaria do Dimensionador começam a abrir-se portais para outras dimensões de modo aleatório e que levam a que Ratchet, Clank e o Dr. Nefarious sejam transportados para outros universos alternativos e onde teremos a ajuda de Rivet, uma personagem feminina que vai ser fundamental em todo o percurso para se conseguir reparar e reconstruir aquele instrumento tão importante no equilíbrio da galáxia.

Com esta premissa, dá para ter uma perceção das potencialidades criativas de mundos variados que poderão ser exploradas e efetivamente, este é um jogo que consegue recriar uma excelente experiência de diversidade temática, mantendo sempre uma consistência de jogabilidade no que caracteriza esta franchise. Ratchet & Clank consegue acumular simultaneamente uma jogabilidade frenética, divertida, variada e muito sólida numa variedade de mundos com características gráficas muito diferentes e que, ganham agora nova vida com as potencialidades técnicas e gráficas proporcionadas pelo PC.

O jogo oferece a possibilidade de se visitar vários planetas, com as suas características específicas, numa sequência de missões principais e objetivos secundários que se complementam. O jogo tem momentos bastante fast paced de transversalidade e combate com variedade, com a possibilidade de acesso a múltiplas armas, cada uma com as suas características específicas. Ao longo dos vários espaços de jogo vamos encontrando vendedores de upgrades e novas armas, sendo fundamental irmos apanhando os itens necessários para essas aquisições e melhorias. Este é um jogo que, apesar da temática poder ser considerada para crianças tem em certos momentos um grau de dificuldade mais elevado para se encontrar certos itens ou conseguir ultrapassar-se alguns dos puzzles que vamos encontrando. Por outro lado, o jogo tem também muitos colecionáveis que permitem upgrades de fatos entre outras possibilidades, o que acrescenta maior longevidade e diversidade ao jogo. Nesta playtrough demorei cerca de 18 horas a completar todo o jogo e ainda algumas das missões secundarias, o que me pareceu uma longevidade bastante razoável.

Em toda a experiência de jogo, apenas achei a componente obrigatória dos puzzles onde controlávamos o Clank para reparar algumas anomalias nas dimensões, um pouco obtusa, pela quebra de ritmo que impunha à fluidez do jogo.

Toda a envolvente gráfica do jogo é impressionante e em muitos momentos parece mesmo que estamos a jogar dentro de um filme CGI, tal a qualidade da modelagem dos personagens e cenários envolventes. A iluminação, ampliada pela qualidade do ray tracing, o detalhe e a jogabilidade sólida, promovem aqui uma experiência global de excelência gráfica que merece ser destacada.

Sendo um jogo considerado um showcase das potencialidades técnicas da PlayStation 5, sobretudo pela componente das viagens pelos portais de modo instantâneo, entre outras características únicas no uso do audio 3D ou do haptic feedback e dos adaptive triggers do comando DualSense, com o lançamento no PC, a Nixxes consegue desenvolver um trabalho de excelência técnica na portabilidade do jogo. Este jogo consegue ser também um bom showcase das potencialidades desta plataforma, cujas características de multiplicidade de sistemas de hardware, escala muito bem entre si, com uma performance bastante sólida e longe de alguns lançamentos turbulentos de jogos AAA cheios de problemas que vão sendo corrigidos com patches ao longo do tempo.

A Nixxes consegue capacitar este jogo com uma multiplicidade de características e especificações técnicas que inclui as mais recentes tecnologias de upscalling como por exemplo o DLSS3 e DLSS2, AMD FSR2, Intel XeSS e ainda a tecnologia de upscaling da Nvidia DLAA. Com suporte para monitores ultra-wide para resoluções em 21:9; 32:9 ou 48:9 e ainda setups de monitores triplos e com suporte verificado para o PC portátil – Steam Deck, o que permite verificar que, dentro da multiplicidade configurações nesta plataforma, o jogo consegue oferecer uma grande variedade de soluções e tweeks gráficos para que se consiga a otimização de desempenho com a melhor performance.

Neste jogo, na vertente técnica, para além do uso de uma série de ferramentas de otimização na portabilidade do jogo para PC, destaca-se também o suporte para Direct Storage, sendo este o primeiro jogo que utiliza a GPU Decompression incorporada, o que permite um boost nos tempos de loading e stream de assets. Tecnicamente, pelo menos no meu sistema, a experiência na prática acabou por ser de uma fluidez total, sem stutters e sem tempos de loading intrusivos.

Será importante referir que uma das características gráficas que é possível ativar nas opções gráficas é o exigente Ray-Tracing que, também neste jogo, tem uma excelente implementação. O motor gráfico possibilita a ativação de reflexos e sombras em ray tracing, o que dá uma qualidade gráfica simplesmente deslumbrante quando combinada com uma resolução alta e com um desempenho de elevado framerate estável. Para tal, dada a exigência de performance que resulta da ativação do Ray Tracing, as técnicas de upscalling são essenciais e no meu caso, com tudo ativado em Ultra Settings e a jogar em 4k, tive que recorrer ao DLSS3, o qual está com uma excelente implementação, sem quaisquer artefactos ou input lag notórios, e assim assegurar que tinha uns constantes e estáveis 120fps. De referir que a opção de ativação do Ray Tracing não é possível ser feita nas placas gráficas da AMD, pelo menos na altura do lançamento do jogo e até ao momento que está a ser feita esta análise, esperando-se que um patch futuro venha a ativar esta opção nas referidas placas.

Em suma, a excelência da portabilidade de Ratchet & Clank: Rift Apart para PC, através do uso de uma variedade de ferramentas técnicas com um suporte de qualidade, permite uma experiência de excelência gráfica num jogo que aposta no divertimento e na diversidade de uma jogabilidade envolvente com os nossos irrequietos heróis numa aventura passada em várias dimensões intergalácticas.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 9

9

A Nixxes fez um bom trabalho nesta versão PC de Ratchet & Clank: Rift Apart, permitindo assim aos utilizadores desta plataforma experienciar as aventuras de Ratchet, Clank, Rivet e companhia sem problemas de maior.

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