Análises

Hard Reset

Hard Reset caiu um pouco de para-quedas, foi anunciado poucos meses antes do lançamento, vinha dum estúdio polaco recém criado, a Flying Hog Studios, composto por antigos membros da People Can Fly, CD Projekt Red e City Interactive e quase nem deu tempo para me preparar e mentalizar, passado um par de meses já estava ao preço da chuva. É uma estratégia invulgar que até nem desgosto, cria algum hype e não deixa que as pessoas o percam durante longos meses de espera.

O jogo vinha rotulado como um Painkiller num universo cyberpunk, e isso pessoalmente era bastante atractivo, no entanto acho que Hard Reset fica aquém do que se propõe fazer. Primeiro de tudo é extremamente pequeno, 5 horas no nível de dificuldade médio é deveras curto, mesmo com o preço reduzido que está à venda. Em segundo lugar, mesmo tendo em conta que este é um shooter arcada frenético é pena que os combates em si sejam tão repetitivos e pouco variados, há apenas meia dúzia de diferentes inimigos.


Isso não significa, no entanto, que Hard Reset não seja divertido, mesmo com o combate repetitivo é bastante gratificante experimentar as “diferentes armas” e mudar a forma como abordamos o combate. Usei aspas em diferentes armas porque na verdade só há duas, no entanto cada uma delas tem diversas variantes, o que na pratica significa que há mais uma dezena de armas à nossa disposição. Elas vão sendo desbloqueadas em terminais ao longo do jogo de acordo com a experiência que vamos ganhando em combate e exploração e não deverá ser possível (eu pelo menos não consegui) desbloqueá-las todas num só playthrough. Felizmente, após o termino da campanha são desbloqueado mais dois tipos de jogo, entre os quais o EX mode, que é um novo termo para New Game +, onde, aí sim poderemos desbloquer o resto das armas e armaduras.

Em termos sonoros não há muito a destacar, acho que se perdeu uma boa oportunidade para recriar sonoridades cyberpunk clássicas, é tudo bastante genérico e as armas não têm grande impacto sonoro, no entanto os visuais são muito competentes. Como é um exclusivo PC o motor de jogo está muito bem optimizado, e mesmo não sendo um portento técnico, a direcção artística esconde os buracos que o motor às vezes mostra.

Resumindo e concluindo, Hard Reset é um jogo curto, simples e repetitivo mas também divertido enquanto dura. Pelo preço não há muito a ponderar, merece ser descoberto, especialmente pelos fãs de shooters mais arcada.

Botão Voltar ao Topo