ArtigosNotícias

Final portuguesa do GT Academy 2012

No passado fim de semana, decorreu a final portuguesa do GT Academy 2012. Primeiro que tudo, e para quem não está dentro do assunto, esta iniciativa permite que um piloto de sofá se transforme num verdadeiro piloto de corridas.

Falando especificamente do GT Academy 2012, irá permitir ao vencedor da grande final a decorrer em Silverstone, ganhar um programa de desenvolvimento de piloto de corrida e uma participação nas 24 Horas do Dubai a ser realizada em Janeiro de 2013, ao volante de um Nissan 370Z.

Acham impossível? Um bom exemplo é Lucaz Ordonez, vencedor do GT Academy 2009, que conseguiu atingir um segundo lugar na classificação geral do campeonato GT4 European Cup e mais importante, um magnifico segundo lugar na sua classe nas 24 Horas de Le Mans de 2011.

O GT Academy 2012, começou  no dia 2 de Maio, altura em que este evento ficou disponível para download na Playstation Network. Esta etapa, era uma qualificação online onde os 16 mais rápidos seriam apurados para a final portuguesa.

Até 26 de Junho, dia em que acabou a qualificação online, foram sendo lançados novos desafios, que passavam desde fazer uma simples curva longa, a uma volta completa o mais rápido possivel.

Quando esta estapa chegou ao fim, cerca de 800.000 jogadores tinham tentado a sua sorte (e habilidade), mas o mais impressionante, foi o numero de participantes portugueses. Foram mais de 38.000, provando assim que esta é uma iniciativa bastante popular entre os jogadores portugueses de Gran Turismo.

No entanto, no passado dia 12 de Julho, houve uma segunda oportunidade para quem não conseguiu apurar-se na qualificação online.

Durante a Game On, a exposição dedicada aos videojogos que tem como palco o Museu de Arte Popular em Lisboa, foram apurados mais 16 jogadores num live event. Deste leque de jogadores apurados, alguns são bem conhecidos na comunidade portuguesa de Gran Turismo e no forum ZWAME, como por exemplo, taboaamassa, ColiMatrix, DrummerMagnetic e Plugged.

Nos dias 13 de 14 de Julho, deu-se as eliminatórias e o apuramento de quem ia ao Race Camp. Onde foram as eliminatórias, perguntam vocês? Pois bem, os 32 finalistas portugueses apurados na qualificação online e no live event na Game On, disputaram diversas provas no paddock do Circuito do Estoril.

No dia 13 de Julho, os participantes tiveram que fazer um conjunto de provas nos simuladores e no final do dia, metade dos concorrentes foram eliminados. Embora não tenham concretizado o seu objectivo, certamente que foi uma experiência que tão cedo não irão esquecer.

No dia 14 de Julho foi a vez de irem para a pista queimar borracha. No final do dia, após alguns testes, os três vencedores já tinham sido escolhidos para o Race Camp que irá decorrer em Silverstone. Os grandes vencedores da final portuguesa foram, Raul Pereira (1º), Diogo Sousa (2º) e Hugo Gonçalves.

Parabéns a todos os participantes, mas principalmente, parabéns ao trio vencedor que irá representar Portugal na final em Silverstone. Boa sorte e que sejam os mais rápidos.

Botão Voltar ao Topo