Análises

Dustforce

Desenvolvido pela Hitbox Team e distribuido pela Capcom, Dustforce é mais uma prova (como se isso fosse necessário) de que os chamados jogos “indie” estão bem e recomendam-se. Como se vem tornando hábito nos indie games, o visual estilizado e a jogabilidade aparentemente simplista aliam-se para dar origem a mais um daqueles jogos que muitos descrevem como “fácil de jogar, difícil de dominar”.

Bom, seria essa a descrição adequada se Dustforce, um cruzamento de ‘Splosion Man com Super Meat Boy,  não fosse exigente ao ponto de nos levar a atirar o gamepad para o chão num daqueles momentos mais frustrantes. Não que isso seja algo mau.

Dustforce review 2Há em Dustforce aquele charme dos jogos de plataformas de outrora. Dificuldade acima da média, uma exigência implacável para com o jogador no domínio das mecânicas de jogo e uma agradável sensação de realização pessoal quando, após horas de perseverança, conseguimos finalmente dominar aquele nível que bloqueava a nossa progressão no jogo.

Na pele de um dos quatro varredores (ou técnicos de limpeza, se preferirem), estamos encarregues de limpar os diversos níveis. Através do grau de limpeza, dos combos e da forma como terminamos o nível, acumulamos os pontos necessários para obter as chaves que garantem o acesso a níveis (com dificuldade  -ainda- mais elevada).

Mas não se pense que é a dificuldade acima da média que faz com que fiquemos bloqueados em alguns níveis. A dificuldade é elevada, é verdade, mas num jogo onde se exige ao jogador uma coordenação motora quase sobrehumana, seria expectável que a resposta dos comandos estivesse a esse nível. Infelizmente isso nem sempre acontece e Dustforce exige, para além da competência do jogador, uma grande dose de paciência.

Se tivermos essa paciência acabamos por ser recompensados. Nem que seja pela descontraída banda sonora e pela brilhante componente gráfica.

Dustforce reviewDustforce não é certamente um jogo para todos os gostos, mas aqueles que procuram uma boa dose de nostalgia e desafio não devem deixar passar esta oportunidade em branco, procurem é atirar o comando contra uma superfície macia de forma a tentar minimizar o prejuízo.

Artigos Relacionados

Ver Também

Close
Close
Close