Kirby Triple Deluxe
Desde que começou as suas aventuras no Game Boy em 1992, Kirby tem sido uma presença regular no panteão da Nintendo; absorvendo os poderes dos seus inimigos, a pequena bola cor-de-rosa tem um grande arsenal de ataques à sua disposição, a diversão destes jogos vem mais de experimentar os vários poderes do que de fazer saltos complicados.
Kirby Triple Deluxe para a 3DS não se desvia das normas da série, é alegre e acessível a todas as idades, jogadores experientes não vão encontrar um grande desafio, mas isso não quer dizer que não se possam divertir. Como tem vindo a ser típico em jogos de plataformas da Nintendo, escondidos nos níveis estão vários coleccionáveis, convidando os jogadores a explorar os níveis para encontrar todas as medalhas e os vários adoráveis porta-chaves com sprites de personagens de todos os jogos Kirby. Jogar os níveis de novo é uma oportunidade para experimentar e masterizar outras transformações, cada uma com vários ataques diferentes, o que traz uma profundidade escondida ao jogo.
Visualmente, Triple Deluxe é semelhante ao jogo da Wii, é tudo limpo, colorido e fluído, correndo sempre a 60 frames por segundo, mesmo com o 3D ligado. A HAL faz bom uso do 3D estereoscópico, por vezes viajamos entre o plano da frente e do fundo ou temos que nos esquivar de ataques que vêm de outro plano, entre outras ideias do género; o 3D não é obrigatório, mas torna estas secções, assim como o resto do jogo, mais agradáveis.
Apesar de não haverem grandes inovações, há outras pequenas novidades aqui e ali, como curtas e inofensivas secções onde usamos o sensor de movimentos da 3DS e uma nova habilidade que surge ao comermos um fruto milagroso. Em vez de replicarmos os poderes dos inimigos, o Kirby inala com muito mais força, podendo engolir vários inimigos e objectos ao mesmo tempo, mesmo que sejam gigantes. Este poder Hypernova não tem aplicações especialmente interessantes, mas pelo menos serve para quebrar a rotina.
Os níveis são muito variados, há prados verdejantes, pirâmides, vulcões, montanhas geladas, circos e desertos saídos de um western, entre outros; depois de chegar ao fim do jogo desbloqueia-se a Dedede Tour onde controlamos King Dedede, o arqui-inimigo de longa data do Kirby, em vez de absorver poderes, temos um conjunto fixo de ataques e temos que passar os níveis o mais rápido possível, o que abre uma forma completamente nova de atacar o jogo.
Além de um Boss Rush onde defrontamos todos os bosses de seguida, há outros dois modos extra, sendo o melhor Kirby Fighters, uma espécie de Smash Bros Light onde escolhemos uma habilidade e temos que combater contra outros Kirby com poderes diferentes. Além de podermos jogar sozinhos, também podemos jogar com mais três amigos, mesmo que eles não tenham o jogo. Este extra é surpreendentemente viciante e completo, não só pelos vários níveis, mas porque dá-nos mais uma razão para dominar cada habilidade e os seus vários ataques.
Em Dedede Drum Dash, saltamos de tambor em tambor e temos que saltar com o timing certo para ir mais alto e fazer combos para uma pontuação maior. É divertido, mas dura pouco, as verdadeiras estrelas aqui são os modos Dedede Tour e Kirby Fighters, extras que dão umas boas horas de vida depois de termos feito tudo no modo principal.
A HAL Laboratory mostrou-se confortável em deixar as ideias arrojadas para os excelentes spin-offs como o Kirby Mass Attack ou Epic Yarn e focou-se em fazer o que sempre fez bem; pondo a exploração e experimentação em primeiro plano, Kirby Triple Deluxe é seguro de si próprio, divertido para todas as idades e um dos melhores jogos da série principal