Análises

Project CARS

Versão testada: PS4

Project Cars é um jogo de corridas desenvolvido pela Slightly Mad Studios, produtora que nos trouxe os Need For Speed Shift. Mas ao contrário destes títulos, Project Cars representa uma passagem definitiva para o campo da simulação e um encontrar de uma identidade.

Os simuladores de corridas são predominantemente um género mais presente no PC e é onde Project Cars enfrenta maior competição. Já no que toca às consolas, Forza Motorsport 5 para a Xbox One não introduziu verdadeiras novidades na série e um Gran Turismo para a PS4 é ainda uma miragem. Como tal, Project Cars é muito bem vindo para aqueles que gostam de se armar em mecânicos e pilotos virtuais.

Project Cars é um verdadeiro simulador de corridas; não tenham dúvidas disto. Mas o surpreendente é que consegue ser amigável do jogador mas ao mesmo tempo imperdoável. Isto deve-se ao facto de o jogo oferecer uma grande quantidade de opções que permitem que cada jogador personalize os controlos ao seu gosto. Sendo um simulador, o uso de um volante é a melhor forma de tirar partido de Project Cars, mas para aqueles que não têm ou não podem ter um volante, significa que vão conseguir usufruir do jogo e que vão ser razoavelmente competitivos.

Quem jogou Gran Turismo 6, teve acesso a uma experiência que oferecia alguns dos aspetos presentes em Project Cars como transição dia/noite, condições climatéricas e estratégias de boxes. No entanto, Project Cars pega nestas opções e eleva-as a outro patamar ao oferecer tudo isto, e ainda uma física mais realista, sessões de treino, qualificações e grelhas de partida com 42 carros.

project cars review 1Para além disto, ao contrário de Gran Turismo 6 ou Forza Motorsport 5 que são mais focados na coleção de carros, Project Cars é um jogo mais virado para o desporto motorizado. Por essa razão, não tem centenas de veículos nem permite que os jogadores comprem peças para os carros. Em vez disso, apresenta um conjunto de veículos separados por categorias que incluem Karts, Touring, GT, Protótipos e Formulas.

Por vezes, outros simuladores cometem o erro de introduzir o fator realismo pela via de uma menor aderência. Isto resulta a que carros com grande capacidade aerodinâmica e que normalmente se “agarram” bem ao asfalto pareçam que andam sob gelo, dando um aspeto pouco natural. Project Cars não comete este erro. Os carros das categorias de competição como GT, Prototipos e Formulas têm bastante aderência e mesmo jogadores com comando vão conseguir controlar estes carros. A parte da simulação está no comportamento do carro e no feedback da pista que este proporciona.

Através do chassis, suspensão e pneus que transmitem todas as irregularidades dos traçados, o jogador consegue perceber quando um carro está no limite e em que partes deve ou não puxar um pouco mais. Isto torna cada carro numa experiência diferente, e obriga aos jogadores não só a conhecer a pista, mas também a conhecer as zonas mais irregulares e que podem causar mais problemas.

Aliás, a condução e a tentativa de puxar cada vez mais pelo carro e de melhorar o tempo é tão gratificante, que um dos meus carros favoritos é o RUF RGT-8 GT3. Por hábito, eu evito Porshes e RUFs por serem carros algo traiçoeiros e nem sempre o comportamento destes veículos carismáticos são bem representados. Mas em Project Cars parecem naturais e reagem tal como é suposto reagirem, ou seja, uma frente leve que ressalta facilmente nas irregularidades do asfalto e uma traseira com uma enorme capacidade de tração mas que não perdoa excessos de confiança.

Aqueles que também quiserem ser mecânicos virtuais, podem se-lo graças à quantidade de opções disponíveis. É possível mexer em vários parâmetros como suspensão, pneus, travões, caixa de mudanças, aerodinâmica, diferencial e quantidade de combustível.

Quem estiver mais dentro do desporto motorizado, irá reconhecer a grande maioria das pistas presentes em Project Cars. Podem contar com traçados bem conhecidos como Le Mans, Bathurst ou Silverstone, mas também traçados que não aparecem tão frequentemente em jogos como Snetterton, Willow Springs e Watkins Glen. É verdade que existe alguma falta de detalhe nos cenários que rodeiam o asfalto, mas as pistas e as suas nuances estão fielmente recriadas. A famosa curva Corkscrew em Laguna Seca ou a secção Eau Rouge de Spa-Francorchamps são tão imponentes e características como são na realidade. Verdade seja dita, o leque de pistas presentes em Project Cars é um dos melhores disponíveis seja onde for.

Graficamente, Project Cars é um jogo bonito e com bons pormenores como o sistema de iluminação dinâmico, e na grande maioria das vezes, é fluído. Mas em determinadas situações é notória alguma quebra de fluidez e algum screen tearing. Isto acontece em situações mais especificas como uma grelha com mais de 30 carros ou com uma grelha igualmente composta mais chuva forte.

De salientar o bom departamento sonoro. Tratando-se de um simulador, a única musica com interesse é a musica debitada pelos motores e isto o jogo consegue recriar bastante bem. Não só o som dos motores são bem distintos, como também é percetível o “choro” da transmissão e o esforço dos travões.

project cars review 2Tal como acontece noutros jogos de corridas, Project Cars também apresenta um modo carreira. O jogador não é obrigado a começar de uma categoria pré-definida, mas para uma melhor experiência, é aconselhado começarem mesmo nos Karts. Há medida que forem ganhando competições vão receber propostas para outras categorias e assim, vão avançar na carreira. Posteriormente, vão chegar aos GT e aos protótipos. A partir de certa altura na carreira, as competições vão passar a ter treinos livres, qualificação e pelo menos uma corrida.

Algo que poderia estar melhor no modo carreira é a forma como são apresentadas propostas para outras equipas e campeonatos. Ao recebermos propostas de várias equipas, deveria de haver um pequeno resumo do historial dessa equipa e das suas ambições para a próxima época. Da forma como isto está estruturado atualmente, as escolhas de com que equipa correr é feita apenas através do nome e logótipo da equipa, algo que certamente não acontece na realidade. Ainda assim, o modo carreira é interessante e serve para pelo menos dar ao jogador a possibilidade de correr em certas categorias que à partida poderia não ter interesse.

Um outro aspeto em que existe alguma falta de cuidado é na UI. O jogo tem muitas opções de personalização, seja dos carros ou das competições, e os menus nem sempre fazem o melhor trabalho a demonstrar essas mesmas opções nem o que fazem. Para além disto, há certos aspetos básicos em falta como o layout da pista escolhida, a possibilidade de escolher a pintura do carro sem ter de ir à garagem ou a possibilidade de alterar os controlos sem ter de ir ao menu principal.

Para além do modo carreira falado anteriormente, existe um modo multiplayer. No entanto, não existe um verdadeiro sistema de matchmaking nem playlists criadas pela produtora. Isto resulta em alguma rebaldaria, já que todos os jogos são partidas personalizadas e que vão desde corridas de três voltas a corridas com horas de duração e condições extremas.

As corridas disputadas decorreram sem lag ou problemas de maior, e os jogadores respeitaram-se minimamente em pista. No entanto, isto nem sempre é assim e mais cedo ou mais tarde vão encontrar corridas em que todos andam aos encontrões. É possível pesquisar o tipo de corrida desejado, mas a melhor forma de tirar partido do modo online é através da organização de corridas e competições pela comunidade.

De mencionar também que o jogo ainda está um pouco verde e de vez enquanto encontram-se alguns bugs ou aspetos menos polidos como, por exemplo, o som dos carros desaparecer, os tempos não registarem ou a IA bater na porta da garagem ao sair das boxes. Aliás, a IA dos pilotos também necessita de algumas melhorias pois não têm muita noção do que lhes rodeia e por vezes são tão agressivos que andam por fora da pista a partir sinais.

Project Cars é um jogo dedicado aos jogadores que verdadeiramente gostam do desporto motorizado e que querem sentir a emoção de uma corrida. É verdade que existem algumas arestas a serem limadas, mas Project Cars tem boas fundações para ser expandido e tornar-se numa experiência ainda melhor. Mas mesmo de origem e tendo os seus defeitos, Project Cars é um bom simulador e é recomendado a qualquer um que goste de corridas.

Botão Voltar ao Topo