Análises

Minecraft: Wii U Edition

É fácil descartar o Minecraft como um “joguito da treta” que ficou famoso com os miúdos por causa dos streamers, eu próprio tive os meus momentos snob enquanto revirava os olhos ao ver o tremendo sucesso do jogo. Ao pegar em Minecraft: Wii U Edition não demorou muito até me ter lembrado porque é que larguei a alfa do jogo: quando dei conta já tinha jogado horas e horas só a passear e cavar e podia sentir aquele mundo feito de blocos a susurrar-me ao ouvido “vais ficar aqui para sempre”.

Se passaste os últimos anos em isolamento num templo Tibetetano talvez não saibas o que é o Minecraft; traduzido em miúdos é um jogo onde não tens objectivos, apenas um mundo feito de blocos gerado aleatoriamente e onde podes aproveitar os seus recursos para construir coisas. Para construir precisas de materiais adequados e para arranjar esses materiais são necessárias as ferramentas certas, começando apenas com os nossos potentes punhos podemos cortar árvores para arranjar madeira e fazer machados, pás, picaretas ou espadas, o que nos ajuda a atingir novos locais para arranjar materiais novos.
O resto é à vontade do freguês. Queres fazer túneis e descobrir grutas enormes? Força. Explorar o mundo, matar todo o tipo de monstros? À vontade. Queres construir um castelo ligado às montanhas através de uma linha férrea? Mãos à obra!

Minecraft Wii U Edition review 1Esta liberdade para explorar, combater, sobreviver ou construir torna Minecraft num potencial buraco negro que suga todo o teu tempo livre e o facto de poderes escolher alternar entre modos de aventura, sobrevivência ou construção (onde podes voar e tens os materiais que quiseres) adequa o jogo às tuas necessidades e quebra a monotonia. Como se isso não bastasse, podes jogar com amigos offline ou online, partilhar mundos ou explorar criações de outros jogadores para te maravilhares com as suas obras ou destruí-las por inveja. Estupidamente apenas se pode jogar com pessoas que estejam na nossa lista de amigos, o que explica o facto de ter recebido várias mensagens e pedidos de amizade para jogar Minecraft.

Minecraft é por design, um jogo pouco intuitivo, apesar de aparecerem breves tutoriais a primeira vez que usas os itens, compreender o que se pode fazer é tarefa para demorar muito tempo e isso faz parte da aventura, qualquer novidade que encontres ou ideia que tenhas exige aprendizagem e criatividade.
A quantidade de coisas que se podem criar no jogo ainda hoje surpreendem, basta dar um salto ao YouTube e ver, por exemplo, recriações de naves de Star Wars, locais de Game of Thrones, ou mais impressionante ainda, autênticos computadores feitos dentro do jogo! É seguro dizer que nem os criadores do jogo esperavam que os jogadores alcançassem tanto.
A Wii U Edition traz seis pacotes de texturas adicionais e há mais disponíveis para compra na eShop, como o conjunto dos Simpsons, mas supostamente vão haver actualizações com conteúdos relacionados com a Nintendo.

Minecraft Wii U Edition review 3Nem tudo é bom claro, Minecraft Wii U Edition, tal como as outras versões, tem mundos mais pequenos do que a versão PC, apesar de poderes enterrar centenas de horas apenas num mapa, não deixa de ser pena não haver paridade.
Outro problema é a interface, esperar-se-ia que um jogo com tanto sucesso e que já saiu há tanto tempo tivesse estas arestas limadas, mas navegar pelos menus é doloroso. Digo isto literalmente porque os menus, letras e ícones são tão pequenos que os olhos podem sofrer, como se não bastasse ser desnecessariamente lento e complicado navegar pelos menus.

A grande desilusão foi não terem aproveitado o comando da Wii U, podes jogar apenas no Gamepad claro – e isto é sem dúvida muito bem-vindo – mas é aí que pára a utilização das capacidades únicas do comando. Não é possível um jogador usar a TV e outro o Gamepad, não há qualquer tipo de comandos tácteis para aceder aos menus ou para construir coisas, nem sequer temos direito ao mapa ou inventório no ecrã do comando. Uma grande oportunidade perdida uma vez que o Gamepad seria perfeito para Minecraft.

Apesar de ser um port que fica muito aquém das possibilidades da plataforma e de haver muitas arestas por limar, Minecraft: Wii U Edition não deixa de ser uma aventura incomparável e uma brilhante tela para a tua criatividade.

Botão Voltar ao Topo