Análises

Star Fox Guard

Sempre que se imagina a Nintendo a pegar num género inexplorado por eles, presume-se que o fariam à maneira deles e Star Fox Guard é um bom exemplo disso, mostrando o género Tower Defense como visto por Shigeru Miyamoto.

Cabe-nos a nós defender os reactores no centro das nossas bases, autênticos labirintos que são invadidos por hordas de robôs que ameaçam arruinar o negócio de metais raros do tio do Slippy, um sapo com um hilariante sotaque do Sul dos EUA.

Para nos defendermos, temos 12 câmeras que podemos posicionar onde quisermos nas paredes, no Gamepad vemos a planta da nossa base e as localizações das câmeras, enquanto que na TV temos uma data de ecrãs pequenos a mostrar as imagens todas. No centro está o grande ecrã principal a mostrar a imagem da câmera seleccionada que podemos controlar para apontar e disparar. Um conceito simples: olhamos para a TV para ver de onde vêm inimigos, escolhemos a câmera correcta no Gamepad e atacamos na TV.
Obviamente, este é um conceito que fica infinitamente mais interessante com dois ecrãs, um deles táctil, o que torna mais rápidas e intuitivas acções como mudar as câmeras de sítio enquanto somos atacados e abre uma distinção entre apontar lentamente com o analógico a olhar para a TV ou fazer viragens rápidas com o ecrã táctil, o que é um detalhe útil e que deve ser a razão pela qual não se pode usar os giroscópios para apontar.

Destruir o maior número possível de robôs e fazer pontos extra para ganhar metais raros faz-nos subir de nível, o que desbloqueia missões extra mais difíceis e câmeras especiais que podem abrandar o tempo ou congelar inimigos, entre muitas outras. Isto torna o posicionamento das câmeras e a nossa eficácia ainda mais importante, um malabarismo e multitasking estimulante que faz doer a cara com muito ranger de dentes seguido de um suspiro de alívio no fim.

Enquanto aparecem mais e mais inimigos, muitos servem apenas para nos debilitar, destruindo câmeras ou lançando cortinas de fumo enquanto os robôs de ataque avançam para destruir o núcleo da base. Conseguir ter olho em todos os ecrãs, localizar e controlar as câmeras e destruir os inimigos requer destreza e cabeça fria à medida que a dificuldade sobe, Star Fox Guard não demora a deixar-nos em pânico por alguns instantes.

04-noscale

Tecnicamente, podemos jogar localmente com quantas pessoas quisermos, uma controla o Gamepad e as outras olham para a TV e ajudam a controlar a situação, o que pode ser altamente eficiente ou a anarquia total, mas é sempre estupidamente divertido e com uma barreira de entrada praticamente inexistente, até porque nem são precisos mais comandos.

A apresentação dos níveis não tem a criatividade que se espera num jogo Nintendo, apesar de haver alguns pormenores que mudam à medida que descobrimos planetas novos, no geral é tudo demasiado semelhante.
Felizmente, os designs e conceitos dos robôs invasores dão personalidade aos repetitivos corredores. De simples homenagens ao R.O.B. que explodem num R.O.B. mais pequeno e rápido, há por exemplo, televisões voadoras que se colam à frente das câmeras para recebermos imagens de um corredor sem inimigos ou robôs com capacete de corrida montados em rockets que fazem lembrar bólides. Os designs cartoonescos encaixam não só com o universo Star Fox, mas com a função dos inimigos dentro do jogo, tornando-os facilmente distinguíveis e associáveis ao perigo que trazem ao jogador. Pequenos pormenores que fazem toda a diferença.

Se o multiplayer local pode ser uma excelente escolha para uma sessão multiplayer com amigos, o online é surpreendentemente capaz de prometer horas e horas de jogo (presumindo que vão haver pessoas para tal). Com um editor super fácil de usar podemos criar as nossas equipas de robôs para invadir os níveis dos outros jogadores ou escolher ser invadidos, ganhando ou perdendo metais preciosos. É uma implementação assíncrona não muito diferente da vista em alguns jogos de telemóvel e que funciona bem neste tipo de jogo dado a sessões curtas.

Apesar de se poderem ver as semelhanças com outros jogos do género ou até com o Five Nights at Freddy’s, Star Fox Guard acaba por se distinguir em grande parte por causa do Gamepad.
Quer o arranjes na edição especial do Star Fox Zero, ou compres na eShop for €15 (que te dá €5 de desconto na compra digital do Zero), Star Fox Guard é uma excelente escolha para jogar em pequenos intervalos, sessões longas, sozinho, com um amigo ou com 10 amigos. É melhor encomendar umas pizzas.

Botão Voltar ao Topo