Artigos

Um Olhar à Demo Especial de Pokémon Sun & Moon

Já disponível para download na eShop está a demo especial de Pokémon Sun e Pokémon Moon, um pequeno mas entusiasmante primeiro contacto com a nova geração Pokémon que promete um grande salto na série.

A primeira novidade que salta à vista é que a escala das personagens e do mundo é consideravelmente mais realista, já não somos do mesmo tamanho de uma casa de dois andares ou de pequenas lagartixas. Esta mudança estética tem implicações enormes no sentimento de imersão e na quantidade de detalhes que podemos ver no ecrã ao mesmo tempo, isto para não dizer que nos dá uma noção infinitamente melhor do tamanho dos monstrengos. Para ajudar ainda mais à imersão, podemos ouvir os barulhos dos Pokémon que estão na rua e na natureza, inserindo ainda mais o jogador neste fantástico mundo.

pokemon-sun-moon-ash-greninja

Vais ver ‘Mons novos obviamente, se bem que a demo não mostra muitos, assim como não mostra as variantes regionais de Pokémon de gerações anteriores, mas vais ter um Greninja muito especial como parceiro. Ao derrotar um inimigo ele transforma-se no Ash-Greninja, o fortíssimo Greninja do Ash que se pode ver na série e se passares a demo, vais poder transferir este sapo ninja para a versão completa do jogo, assim como outros itens que apanhas ao completar certas tarefas.
Outra novidade que podes experimentar na demo são os Z-Moves, ataques devastadores que podem ser usados uma vez por combate se tiveres o Z-Crystal do tipo correspondente do Pokémon, neste caso emprestam-nos um adorável Pikachu para experimentar o devastador Gigavolt Havoc.

Ao explorar a pequena cidade de Hau’oli e arredores vais poder ver algumas das maneiras como o jogo mudou, nomeadamente os desafios que cada ilha tem, aqui tens que fotografar alguns Pokémon numa gruta, o que te vai levar a conhecer um Pokémon Totem, neste caso um Hakamo-o com uma aura especial e que consegue chamar reforços a meio da batalha.
Também podes montar um Tauros para andar muito mais rápido e levar tudo à frente, pedras incluídas, o que parece indicar a tão aguardada morte dos HMs. Há bastantes novidades grandes e pequenas, assim como imensas melhorias a nível da interface e facilidade de utilização, que são muito bem-vindas tanto para jogadores novos como veteranos.

pokemon-sun-moon-town

Mais importante que isto tudo, e algo que sou contratualmente obrigado a mencionar por ser Português, os habitantes de Hau’oli são malucos por malasadas, basicamente bolas de berlim que os Madeirenses e Açorianos levaram para o Havai e que se tornaram parte da pastelaria tradicional local.

Entre novidades grandes e pequenas, Pokémon Sun e Moon é o maior salto da saga em muitos anos e a demo foi suficiente para me deixar ridiculamente entusiasmado por meter as mãos à versão final, nas lojas a 18 de Novembro de 2016.

Botão Voltar ao Topo