ArtigosOpinião

Antevisão a Call of Duty: Infinite Warfare

A poucos dias do lançamento de mais um episódio da saga Call of Duty, desta vez conhecido por Infinite Warfare, tive acesso a uma pequena amostra da sua vertente multijogador. Com algumas horas disputadas online entre as versões PS4 e Xbox One, foi-me dado a conhecer o rumo que a Infinity Ward pretende seguir no seu jogo.

Após um pequeno vídeo de introdução o jogador é literalmente informado do novo sistema de armaduras (Combat Rigs), uma “distinta mas semelhante” alternativa ao sistema de especialistas presente no anterior Black Ops 3. A Infinity Ward afirma que criou este novo sistema de armaduras, chamemos-lhe Rigs, para oferecer aos jogadores escolhas mais flexíveis de equipamento consoante o mapa e/ou estilo de jogo. Existem no total 6 Rigs diferentes que podem ser escolhidas ou ganhas pelos jogadores, possibilitando 6 estilos de jogo diferentes.
Cada Rig pode ser equipada com um Payload e uma Trait. As Payloads são armas ou capacidades que melhoram o próprio Rig com efeito imediato após a activação, já as Traits funcionam como capacidades passivas de auxílio ao jogador.

Os jogadores podem mudar de Rig durante o jogo, contrariamente ao Black Ops 3 em que o especialista escolhido era mantido até ao final do jogo, no entanto perdemos o progresso da barra de Payload. As três Rigs que pude testar inicialmente na Beta permitiam uma variação entre os estilos de jogo mais comuns: assalto, defesa e velocidade. Tendo em conta que em cada Rig poderemos ainda desbloquear o acesso a 3 paylods e 3 traits, as possibilidades oferecidas ao estilo de jogo de cada um multiplicam-se ainda mais.

De regresso está o sistema “Pick 10” onde os jogadores podem escolher até 10 itens de equipamento e perks. Contrariamente ao presente em Black Ops 3, neste Infinite Warfare não há Wildcards específicas e as Scorestreaks não fazem parte da contabilidade.

A movimentação do jogador é bastante semelhante à usada no Black Ops 3, no entanto há pequenos ajustes que a tornam diferente. A fluidez da deslocação não é tão rigorosa provocando por vezes a linearidade da deslocação. A simples corrida seguida de um Wall Run não é tão fluída como no Black Ops 3 e torna-se bastante mais indulgente conseguir uma sequência de movimentação vertical.
Os mapas presentes na Beta variam entre o já clássico sistema de design de “3 linhas” e os mapas com zonas mais amplas. Também de regresso está o Mapa Terminal, re-imaginado do clássico Modern Warfare 2. Gostei do design dos mapas e do seu Layout, inclusive as pequenas modificações feitas no mapa Terminal pois ajustam-se ao sistema de deslocação presente no jogo.

Apesar de estar já habituado ao sistema de deslocação de Black Ops 3 confesso que não me senti muito interessado em usá-lo neste Infinite Warfare. Pelo que pude verificar na maioria dos jogos Online que realizei o combate é feito essencialmente no chão, dando até a sensação que este sistema de movimentação era aqui desnecessário. As poucas vezes que o usei foram para alcançar um determinado local do mapa com mais rapidez e foram poucas as jogadas em que esta movimentação me colocou em vantagem.

infinte-warfare-previewDas armas que foi possível testar as impressões foram boas. Na sua maioria são armas clássicas com um determinado toque futurista, simples de usar e com aquela curva de aprendizagem a que Call of Duty nos habituou. Existe espaço e variedade suficiente para o uso dos diversos tipos de armas, ainda para mais devido a todas as possibilidades de estilo de jogo que a sua conjugação com as Rigs proporciona.

Há diversas arestas a limar nesta versão Beta, nomeadamente o sistema de movimentação. Aquela falta de fluidez na deslocação, que é notória para quem vem de um Black Ops 3, acaba por se tornar no seu maior defeito.
A nível visual existe uma diferença de qualidade de imagem entre as versões PS4 e Xbox One, tendo a consola da Sony um aspeto mais limpo derivado de uma provável resolução maior. Na versão Xbox One por vezes existiram pequenas quebras na fluidez do jogo mas no essencial ambas as versões comportam-se dentro daquilo que se espera de um Call of Duty.
Graficamente o jogo não me parece o Call of Duty com melhor aspeto, essa coroa permanece ainda no Advance Warfare.

Esta Beta do Infinite Warfare mostrou-me um Multiplayer que me deixou com um sabor na Boca a “Ghosts” misturado com “Blops3” e espero agora pela versão final para saber se essa mistura agrada ou não a enorme comunidade Call of Duty.

Botão Voltar ao Topo