Análises

Pokémon Sun & Moon

Versão testada: Pokémon Sun na New Nintendo 3DS XL

Parece estranho falar das vantagens de fazer um jogo a três dimensões em 2016, mas vendo que Pokémon sempre esteve na mesma frase que “portáteis Nintendo” e “como espremer hardware desactualizado”, talvez não devesse ser uma surpresa.
Pokémon Sun e Moon não é a primeira entrada da série em 3D, mas agora que o estilo chibi foi abandonado em favor de proporções menos exageradas e que a escala do mundo, assim como das personagens e Pokémon, é muito mais realista, a Game Freak começa a dar uso àquela dimensão extra para criar uma aventura mais imersiva.

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Com isso vem mais atenção ao detalhe em outras coisas que não gráficos, desde ouvir os barulhos dos Pokémon selvagens que nos rodeiam, a poder andar de Tauros, voar de Charizard ou tratar do nosso ‘Mon depois das batalhas, Sun e Moon mostram como nunca um mundo onde os Pokémon e humanos vivem em harmonia.
Eles até têm a capacidade de nos matar com facilidade, mas raios se não são fofos pá! Dos oitenta e um novos Pokémon, há muitos designs e conceitos vencedores, assim como variantes regionais de espécies conhecidas da primeira geração como o Meowth ou o Raichu.

As mudanças não são só estéticas, o formato clássico de desafiar ginásios foi abandonado, agora viajamos por ilhas a passar os trials, desafios onde podemos ter que fazer variadas tarefas e onde definitivamente vamos lutar contra vários treinadores e Pokémon, incluindo os Pokémon Totem, que são maiores e mais fortes que os normais da sua espécie.
Viajando por Alola, o Havai do mundo Pokémon, nota-se que os trials influenciaram o desenho dos níveis, havendo mais que fazer no exterior, os layouts ficam bastante mais interessantes de navegar e explorar.
A pontuar a progressão volta uma ênfase maior na história como visto nos Black & White, mas felizmente não é nada demasiado longo ou que quebre o ritmo. Não sendo um enredo para Óscar, tem os seus pontos bons e acima de tudo, personagens divertidas com uma escrita muito engraçada (especialmente no que toca à Team Skull, que parecem vilões rejeitados do Jet Set Radio) e alguns mimos para os fãs da série mais atentos.

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Já as batalhas não podiam mudar muito claro, mas há uma série de melhorias muito bem-vindas, especialmente a nível de interface, como uma indicação se os ataques vão ser eficazes ou que efeitos de estado é que estão em jogo.
As mega evoluções não se mostram muito no decorrer da história, a grande novidade são os Z-Moves, ataques devastadores que podem ser usados uma vez por combate, mas que necessitam que o Pokémon esteja a segurar no Z-Crystal da natureza desse ataque. É mais uma camada de estratégia a adicionar às batalhas e à nossa preparação, como cada bicho apenas pode segurar um item, é preciso saber escolher.

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Juntamente com a interface melhorada, há outros avanços na facilidade de utilização e eliminação de barreiras e irritações, sendo de especial interesse o muito aguardado fim dos HMs, substituídos por Pokémon ajudantes que podemos chamar instantaneamente para quebrar pedras ou atravessar corpos de água.
Agora os Pokémon selvagens podem pedir assistência e chamar aliados, tornando a batalha numa luta de um contra dois. Isto torna os combates mais variados, mas por vezes desnecessariamente longos visto que o inimigo pode pedir mais ajuda se um aliado desmaiar, o que pode ser especialmente frustrante se quisermos apanhar um dos monstros, uma vez que só se pode lançar a Pokébola quando apenas há um inimigo em campo.

O que verdadeiramente faz coçar a cabeça é a implementação do online, enquanto antes estava integrado de maneira a que o ecrã debaixo nos deixasse lutar ou trocar pela net em praticamente qualquer momento, agora é preciso aceder ao Festival Plaza, uma zona facilmente acessível pelo ecrã táctil, mas que separa o online do offline enquanto que os anteriores jogos os juntavam elegantemente.

Nota-se que a Game Freak está a espremer as últimas do hardware da 3DS, desta vez não há qualquer 3D estereoscópico e quebras de framerate são visíveis nalgumas batalhas, especialmente em modelos anteriores à New 3DS. No entanto, o jogo é do melhor feito na 3DS, nunca nenhum mundo Pokémon foi tão preenchido de pormenores e vida, isto para não falar nos modelos usados nas batalhas, que continuam excelentes e com animações sublimes.

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Da sensação de estar numa grande aventura com os Pokémon às várias novidades e melhorias, Pokémon Sun & Moon são sem dúvida os melhores jogos da série até à data. Se queres ser mais que perfeito, maior do que a imaginação, pega nos teus chinelos e protector solar virtuais e vem até Alola!

Nota editorial: Foi-nos fornecida uma cópia deste jogo pela editora/distribuidora para efeitos de análise.

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