Pokémon Sun & Moon
Versão testada: Pokémon Sun na New Nintendo 3DS XL
Parece estranho falar das vantagens de fazer um jogo a três dimensões em 2016, mas vendo que Pokémon sempre esteve na mesma frase que “portáteis Nintendo” e “como espremer hardware desactualizado”, talvez não devesse ser uma surpresa.
Pokémon Sun e Moon não é a primeira entrada da série em 3D, mas agora que o estilo chibi foi abandonado em favor de proporções menos exageradas e que a escala do mundo, assim como das personagens e Pokémon, é muito mais realista, a Game Freak começa a dar uso àquela dimensão extra para criar uma aventura mais imersiva.
Com isso vem mais atenção ao detalhe em outras coisas que não gráficos, desde ouvir os barulhos dos Pokémon selvagens que nos rodeiam, a poder andar de Tauros, voar de Charizard ou tratar do nosso ‘Mon depois das batalhas, Sun e Moon mostram como nunca um mundo onde os Pokémon e humanos vivem em harmonia.
Eles até têm a capacidade de nos matar com facilidade, mas raios se não são fofos pá! Dos oitenta e um novos Pokémon, há muitos designs e conceitos vencedores, assim como variantes regionais de espécies conhecidas da primeira geração como o Meowth ou o Raichu.
As mudanças não são só estéticas, o formato clássico de desafiar ginásios foi abandonado, agora viajamos por ilhas a passar os trials, desafios onde podemos ter que fazer variadas tarefas e onde definitivamente vamos lutar contra vários treinadores e Pokémon, incluindo os Pokémon Totem, que são maiores e mais fortes que os normais da sua espécie.
Viajando por Alola, o Havai do mundo Pokémon, nota-se que os trials influenciaram o desenho dos níveis, havendo mais que fazer no exterior, os layouts ficam bastante mais interessantes de navegar e explorar.
A pontuar a progressão volta uma ênfase maior na história como visto nos Black & White, mas felizmente não é nada demasiado longo ou que quebre o ritmo. Não sendo um enredo para Óscar, tem os seus pontos bons e acima de tudo, personagens divertidas com uma escrita muito engraçada (especialmente no que toca à Team Skull, que parecem vilões rejeitados do Jet Set Radio) e alguns mimos para os fãs da série mais atentos.
Já as batalhas não podiam mudar muito claro, mas há uma série de melhorias muito bem-vindas, especialmente a nível de interface, como uma indicação se os ataques vão ser eficazes ou que efeitos de estado é que estão em jogo.
As mega evoluções não se mostram muito no decorrer da história, a grande novidade são os Z-Moves, ataques devastadores que podem ser usados uma vez por combate, mas que necessitam que o Pokémon esteja a segurar no Z-Crystal da natureza desse ataque. É mais uma camada de estratégia a adicionar às batalhas e à nossa preparação, como cada bicho apenas pode segurar um item, é preciso saber escolher.
Juntamente com a interface melhorada, há outros avanços na facilidade de utilização e eliminação de barreiras e irritações, sendo de especial interesse o muito aguardado fim dos HMs, substituídos por Pokémon ajudantes que podemos chamar instantaneamente para quebrar pedras ou atravessar corpos de água.
Agora os Pokémon selvagens podem pedir assistência e chamar aliados, tornando a batalha numa luta de um contra dois. Isto torna os combates mais variados, mas por vezes desnecessariamente longos visto que o inimigo pode pedir mais ajuda se um aliado desmaiar, o que pode ser especialmente frustrante se quisermos apanhar um dos monstros, uma vez que só se pode lançar a Pokébola quando apenas há um inimigo em campo.
O que verdadeiramente faz coçar a cabeça é a implementação do online, enquanto antes estava integrado de maneira a que o ecrã debaixo nos deixasse lutar ou trocar pela net em praticamente qualquer momento, agora é preciso aceder ao Festival Plaza, uma zona facilmente acessível pelo ecrã táctil, mas que separa o online do offline enquanto que os anteriores jogos os juntavam elegantemente.
Nota-se que a Game Freak está a espremer as últimas do hardware da 3DS, desta vez não há qualquer 3D estereoscópico e quebras de framerate são visíveis nalgumas batalhas, especialmente em modelos anteriores à New 3DS. No entanto, o jogo é do melhor feito na 3DS, nunca nenhum mundo Pokémon foi tão preenchido de pormenores e vida, isto para não falar nos modelos usados nas batalhas, que continuam excelentes e com animações sublimes.
Da sensação de estar numa grande aventura com os Pokémon às várias novidades e melhorias, Pokémon Sun & Moon são sem dúvida os melhores jogos da série até à data. Se queres ser mais que perfeito, maior do que a imaginação, pega nos teus chinelos e protector solar virtuais e vem até Alola!
Nota editorial: Foi-nos fornecida uma cópia deste jogo pela editora/distribuidora para efeitos de análise.