Artigos

New Nintendo 2DS XL: Um Olhar de Perto

Quatro DS, duas 2DS e quatro 3DS, dez é um número redondo para o número de elementos da família DS. Talvez a razão da existência da New Nintendo 2DS XL não seja chegar a esse belo número, mas será que este novo e inesperado modelo tem algo para oferecer?

A 2DS XL não é tanto uma 2DS maior como uma New 3DS XL sem 3D e algumas modificações, uma vez que adapta o formato de “concha” das outras portáteis da família. Tendo em conta que a 2DS XL é vendida também como uma alternativa mais barata para crianças, os ecrãs ficam de facto mais protegidos do que na 2DS original visto que se pode fechar a consola. Por outro lado, isto também quer dizer que há dobradiças, mais peças ideais para se partirem na mão de crianças (e não só).


Pessoalmente continuo a achar a 2DS original o modelo mais confortável de qualquer DS, a New 2DS XL pode ter os ecrãs consideravelmente maiores mas perde alguma superfície de contacto agora que só pegamos na parte de baixo. Com isto dito, como a dobradiça dos ecrãs está na parte de trás em vez de à frente como é habitual, a zona dos botões L/R e ZL/ZR curva para dentro e dá espaço para pousar os dedos numa posição mais confortável que nas 3DS.

Os materiais e cores dão um aspecto de brinquedo à portátil e isso não é uma coisa má, apesar de ser surpreendentemente leve (provavelmente por não ter um ecrã capaz de 3D estereoscópico) não deixa de parecer robusta e capaz de resistir a umas pancadas e riscos. O acabamento matte e com textura contrasta com as bordas coloridas e brilhantes do topo da consola e os botões que dão vida ao interior da consola, azul em preto ou laranja em branco, são ligeiramente côncavos, o que é agradável ao toque.

A stylus está localizada na parte de baixo da consola ao lado da saída de auscultadores e é facilmente localizável com a mão por ter uma pequena saliência. A caneta é mais pequena que o habitual, se isto é por falta de espaço naquela posição ou para ser melhor para os mais novos é uma incógnita, mas pode ser potencialmente desconfortável para os mais graúdos. Felizmente a porta de cartão micro SD é facilmente acessível na parte de baixo da portátil sem ser preciso desmontar nada ou usar chaves de parafusos, algo que está em falha nas New 3DS.

Ver uma portátil a sair em 2017 com ecrãs 240p custa um bocado e é difícil ficar muito entusiasmado com mais uma 2DS depois de jogar Switch, mas quer seja para uma criança ou adulto, há aqui algo que pode valer a pena.
Com ecrãs 80% maiores que a 2DS ou New 3DS, NFC para usar amiibo, C-Stick e capacidade para correr jogos ou usar melhorias exclusivas aos modelos New 3DS, a New Nintendo 2DS XL prepara-se para ser uma boa forma de experimentar a brilhante colecção de jogos DS e 3DS se o 3D estereoscópico não te faz falta.

Botão Voltar ao Topo