Notícias

PS5 será lançada no próximo ano

Nos últimos tempos tem havido muita especulação sobre a data de lançamento da PlayStation 5 e sobre as suas especificações, mas hoje, foram revelados alguns detalhes oficiais sobre a próxima consola da Sony.

Ao site Wired, Mark Cerny, principal responsável pelo desenvolvimento da PS4, divulgou as primeiras informações oficiais da PS5. Cerny, que tem novamente o papel de principal responsável pelo desenvolvimento da nova consola, revela que a PS5 encontra-se em desenvolvimento há 4 anos. Talvez mais importante que isso é o facto de a Sony encarar a PS5 como uma evolução da PS4 e não como um mero upgrade da PS4 Pro. Contudo, a consola só deverá chegar ao mercado em 2020.

A PS5 vai ter um processador AMD 7nm Zen 2 de 8 núcleos, baseado na terceira geração Ryzen, e irá suportar ray-tracing graças a um GPU AMD Navi personalizado. Além disso, virá de origem com um disco SSD de topo para oferecer tempos de loadings super rápidos. Cerny demonstrou isto com o Marvel’s Spider-Man, em que o tempo de loading ao fazer fast travel na PS4 é de cerca de 15 segundos e na PS5 é de apenas 0.8 segundos.

Como devem ter percebido, a PS5 será retrocompatível com os jogos da PS4, mas não há por agora confirmação se a retrocompatibilidade se irá estender a consolas PlayStation de outras gerações passadas. De referir que a PS5 irá suportar o actual dispositivo PlayStation VR e que esta consola ainda terá uma drive óptica para aqueles que continuam a preferir as versões físicas dos jogos.

De resto, Cerny não disse quando é que a PS5 será apresentada oficialmente ao público nem revelou os planos da empresa no que toca à componente online e serviços baseados na cloud.

Visitem o nosso fórum!

Botão Voltar ao Topo