Notícias

PlayStation celebra 25 anos

A PlayStation celebra 25 anos. A primeira consola de videojogos da Sony foi lançada no Japão no dia 3 de Dezembro de 1994, tendo vendido 100.000 unidades no primeiro dia nas lojas. O lançamento europeu e norte-americano só chegou quase um ano depois, mais concretamente no dia 29 de Setembro de 1995. Em Setembro de 2000 foi introduzido um novo modelo desta consola, mais pequeno e eficiente, e em 2006, a PlayStation chegou ao fim de vida.

No total, esta consola vendeu mais de 102 milhões de unidades, sendo actualmente a terceira consola doméstica mais vendida de sempre. A primeira PlayStation ainda hoje tem impacto na indústria, pois ao longo destes últimos anos tivemos versões remasterizadas ou remakes de jogos que começaram nessa consola como Crash Bandicoot, Spyro the Dragon, Wipeout, MediEvil e Resident Evil 2.

Desde então, a Sony replicou o sucesso da sua primeira consola, em particular com a PlayStation 2, que é a consola doméstica mais vendida de sempre, com mais de 155 milhões de unidades vendidas, e também com a PlayStation 4, que já vendeu perto de 103 milhões de unidades. A geração da PlayStation 3 foi mais acidentada por diversos motivos, mas mesmo assim, vendeu mais de 87 milhões de unidades.

Através de uma mensagem publicada no PlayStation Blog, Jim Ryan, CEO da PlayStation, agradeceu aos fãs pelo apoio durante todos estes anos e disse o seguinte: “Entramos em sintonia com a comunidade dos videojogos pois a PlayStation oferecia experiências além daquelas que qualquer pessoa podia imaginar ser possível numa consola caseira. Desde o início, abrimos os braços aos criadores, fornecemos ferramentas e tecnologia para criar belos mundos gigantescos e para experimentar com novas ideias. Essa abordagem originou a diversidade de jogos pela qual a PlayStation é conhecida, e é uma verdadeira referência da nossa marca ao longo de várias gerações de hardware.”

A próxima grande aposta da PlayStation é a PlayStation 5, que será lançada em 2020. Embora ainda não tenha sido oficialmente apresentada ao público, sabe-se que a PlayStation 5 vai ter um processador AMD 7nm Zen 2 de 8 núcleos, baseado na terceira geração Ryzen, e irá suportar ray-tracing graças a um GPU AMD Navi personalizado. Além disso, a consola virá com um disco SSD personalizado, de forma a oferecer tempos de loadings super rápidos. O comando que acompanhará a consola apresentará novidades face ao DualShock 4, como o feedback háptico, que irá substituir o actual método de vibração, e a implementação de gatilhos adaptativos. Por fim, sabe-se também que a PlayStation 5 irá ser retrocompatível com jogos PlayStation 4, não havendo por agora informação sobre retrocompatibilidade com gerações anteriores.

De referir também que a PlayStation entrou no Guiness World Records pela venda de mais de 450 milhões de consolas domésticas desde 3 de Dezembro de 1994, nas vendas da PlayStation 1, PlayStation 2, PlayStation 3 e PlayStation 4.

Visitem o nosso fórum!

Botão Voltar ao Topo