Artigos

Let’s Replay – Mass Effect 3

Faz hoje dois anos que foi lançado Mass Effect 3 na Europa, o último capítulo daquela que é uma das grandes séries dos últimos anos. Não foi o final da história que os fãs queriam, e muita tinta correu sobre como a BioWare lidou com a narrativa do jogo, culminando no lançamento de um DLC gratuito que explicava melhor os eventos do final do jogo.

As más decisões em termos de narrativa também foram uma constante ao longo do jogo, nomeadamente pela pouca ou nenhuma consequência de decisões tomadas nos dois anteriores jogos. A existência de um DLC importante logo desde o lançamento do jogo, também não ajudou muito. Apesar de From Ashes não ser vital para a compreensão da história, é importante para dar mais alguma informação sobre anteriores ciclos e para dar mais algum contexto.

Mesmo com as suas falhas, tanto na narrativa como na jogabilidade, Mass Effect 3 é um grande jogo e merece ser jogado por todos os que têm um gosto especial por ficção cientifica. O final pode desiludir, mas a jornada até lá chegar é inesquecível.

E como forma de comemoração do segundo aniversário de Mass Effect 3, relembramos um pouco do inicio deste capítulo ao jogar as missões Prologue: Earth e Priority: Mars.

Mas Mass Effect 3 também marca pela novidade pois é o primeiro título da série a ter um modo multiplayer. Este modo incluído, é um modo multiplayer cooperativo baseado num survival/horde mode. Quatro jogadores são colocados num mapa, onde têm de enfrentar 10 vagas de inimigos e completar 3 desafios aleatórios.

Apesar de este modo cooperativo não permitir jogar a campanha com mais jogadores, provou por mérito próprio, ser um modo bastante divertido e variado. Felizmente, houve um bom suporte por parte da BioWare, ao lançar várias expansões multiplayer gratuitas com novas armas, equipamentos, personagens e armas. Inclusive, foi também adicionado um novo modo de dificuldade (Platinum) e um novo inimigo (Collectors).

Mas também houve um outro factor para o sucesso deste modo multiplayer, nomeadamente, a quantidade de personagens. Desta forma, os jogadores poderiam jogar com a sua personagem favorita, algo que não o poderiam fazer na campanha singleplayer. Actualmente, podem jogar com Humans, Asari, Turians, Quarians, Salarians, Krogans, Drell, Geth, Vorcha, Volus, Batarians e até com um Collector.

Se nunca experimentaram este modo cooperativo, ou se nunca lhe deram muita atenção, façam um favor a vocês mesmos e joguem. É diversão garantida, e uma experiência que serve como um bom complemento para a campanha single player.

Artigos Relacionados

2 thoughts on “Let’s Replay – Mass Effect 3”

  1. O modo multiplayer é mais vicianate do que ao primeiro parece, aliás tenho mais horas nele do que na campanha.
    O modo como se desbloqueam as armas é que fica um pouco aquém, pois podemos jogar durante bastante tempo e nunca sair a arma pretendida, como me aconteceu.
    Andar de Claymore + Cryo Blast no infiltrator juntando o reload cancel era uma maravilha.

    1. No meu caso, acontece o mesmo. Tenho mais horas de multiplayer do que no singleplayer. Já conto com 308 horas no MP. E este fim de semana constatei que muita gente ainda continua activa no modo MP, e continua a ser bem fácil encontrar partidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver Também

Close
Close