Artigos

Antevisão: Mario Kart 8

Ir ao quartel-general da Nintendo Ibérica em Portugal é sempre uma ocasião alegre, capaz de trazer um raio de sol metafórico a um dia chuvoso e cinzento de Primavera; se voltasse atrás no tempo e dissesse ao meu eu de 10 anos que fui aos escritórios da Nintendo em Portugal jogar Mario Kart 8 antes dele sair, a minha jovem mente estoiraria.

Deixando de lado possíveis paradoxos temporais, tive hipótese de jogar um bom bocado do próximo Mario Kart para a Wii U, apesar de não ser uma versão final, estavam disponíveis quatro taças em 50, 100 e 150cc e várias personagens e veículos, o que deu para um bom primeiro contacto.

mk8Mais vale despachar já o assunto que salta à vista de toda a gente: os gráficos. Sem sombra de dúvida, Mario Kart 8 é visualmente impressionante, desde os modelos à iluminação, é um titulo bem mais ambicioso tecnicamente do que as últimas iterações da série em consolas caseiras. Mesmo com 12 concorrentes em pista, armas a voar e todo o outro movimento na pista, o jogo mantém os 60 frames por segundo tanto no modo solo como com dois jogadores em simultâneo; com três ou quatro jogadores na mesma consola, o número desce para 30.

A imaginação mostrou estender-se para lá da artística, as pistas estão cheias de obstáculos e atalhos, sendo as secções “anti-gravidade” a grande novidade do jogo; em certas partes dos circuitos podemos correr nas paredes ou no tecto, algo que inicialmente me pareceu apenas um truque giro mas que nada de novo trazia até ter visto atalhos pelas paredes das pistas, o que se mostrou bastante interessante e divertido.

A condução é tão responsiva como sempre, fazer um power-slide longo e boost na saída da curva, ultrapassando alguém por dentro continua a dar um sentido de controlo único e muito satisfatório.
Para além de podermos dominar todos os detalhes das personagens, da física, condução e armas, temos ao nosso dispor vários tipos de karts, motas e moto-quatro, assim como diferentes espécies de asas delta e afins para adicionar aos veículos e pneus que alteram o comportamento da máquina, o que nos deixa com muitas maneiras diferentes de jogar.

Juntando karts, motas e moto-quatro em pistas com armas, atalhos e obstáculos, secções anti-gravidade, sub-aquáticas e aéreas, Mario Kart 8 promete imensa variedade nas corridas.

1370985643-12Infelizmente não tive hipótese de jogar com mais jogadores, certamente um crime, qualquer pessoa que tenha jogado Mario Kart com amigos sabe que o modo multi-jogador é que vai garantir horas e horas de diversão. O modo Grand Prix pode novamente ser jogado a dois e o modo online permite-nos que mais um amigo jogue na mesma consola que nós enquanto corremos contra adversários online, algo muito bem-vindo. O modo de batalha não estava disponível nesta versão, mas claro que vai estar no jogo, assim como os Time Trials e corridas VS.

Também vamos ter a hipótese de partilhar os nossos replays com o mundo pelo Miiverse e outras redes sociais, no fim de cada corrida temos hipótese de rever a corrida e puxar para trás ou pôr em câmera lenta; ainda não se sabem os detalhes quanto ao que se pode editar nestes vídeos, provavelmente serão algumas hipóteses simples, mas confesso ter-me divertido imenso a andar para trás e para a frente a ver as personagens a levar com carapaças em câmera lenta.

Mario-Kart-8-12O meu tempo com o Mario Kart 8 deixou-me com fome para mais, mas se apenas com vários quilómetros percorridos e carapaças atiradas será possível tirar uma conclusão quanto ao jogo e o seu equilíbrio, adivinha-se mais um título que cimenta a Wii U como uma excelente máquina multi-jogador.

O jogo tem data de lançamento marcada para 30 de Maio, contem com a nossa análise ao jogo perto dessa altura.

Botão Voltar ao Topo