Gaëtan Paletou vence GT Academy 2014
A edição europeia deste ano do Nismo PlayStation GT Academy chegou ao fim, coroando como vencedor o francês Gaëtan Paletou de 22 anos. O novo campeão sucede ao português Miguel Faísca, vencedor da edição de 2013, e vai agora passar quatro meses num dos mais avançados e premiados programas de desenvolvimento de pilotos do mundo, para depois se juntar à equipa de competição da Nissan para as 24 Horas do Dubai que se vai realizar em Janeiro de 2015.
Pipo Rodrigues foi um dos finalistas portugueses e destacou-se como o melhor do grupo Ibérico, que também contou com Sérgio Fonseca. Pipo Rodrigues foi um dos sete finalistas deste ano, mas viu-se envolvido num acidente entre os pilotos italiano e belga na corrida final, impedindo-o assim de lutar pela vitória.
A corrida final foi intensa desde o arranque inicial. Três carros chegaram à primeira curva, lado a lado. O piloto italiano, pelo lado de fora da curva bateu no piloto belga que, por sua vez, bateu no carro de Pipo Rodrigues que seguia pelo interior da curva. A corrida do piloto italiano acabou na gravilha, enquanto que o português conseguiu chegar até à boxe, onde viria a desistir. Quem beneficiou com tudo isto foi Gaëtan, que tirou proveito deste incidente para assumir a liderança que manteve até ao fim. O britânico Karl Chard, que seguia em segundo lugar falhou, aparentemente, uma passagem de caixa, tendo sido ultrapassado pelo piloto belga Cedric Wauters que acabaria em segundo.
Gaëtan Paletou vai ter agora a oportunidade de mostrar que tem todas aptidões necessárias para se tornar num piloto profissional NISMO e correr por todo o mundo ao volante de automóveis de competição da Nissan, seguindo os passos dos antigos vencedores da GT Academy Lucas Ordoñez (a correr actualmente no Campeonato Japonês de Super GT), Jann Mardenborough (que já venceu uma corrida este ano no altamente competitivo campeonato de GP3 Formula 1) e Miguel Faísca, vencedor na sua corrida de estreia na última edição das 24 Horas do Dubai.