Super Mario Maker
Depois de New Super Luigi, ficou no ar a questão do que viria a seguir para as aventuras a duas dimensões do canalizador mais famoso do mundo. Uma mudança de direcção artística e temática é sem dúvida necessária, mas o que é que os próximos jogos podem ou devem fazer de original? Enquanto não sabemos o que a Nintendo vai fazer de novo, Super Mario Maker pergunta-nos o que é que nós conseguimos fazer com o que é velho. Já completaste todos os Super Mario e passaste horas em fóruns a falar sobre eles? Então está na hora de passares para o outro lado e fazeres os teus próprios níveis.
A primeira coisa que me veio à mente ao jogar Super Mario Maker é que saber reconhecer um bom nível é completamente diferente de fazer um, o que pensando bem, não é propriamente surpreendente. E se isto foi o meu primeiro pensamento, é porque nem tive que me preocupar em aprender a usar a interface do jogo, tão simples e intuitiva que ela é. Sem um ecrã táctil o caso mudava de figura, escolher os elementos, colocá-los no ecrã e experimentar o nível é ridiculamente fácil e rápido, não precisando de explicações demoradas, rapidamente estamos livres para nos dedicarmos à criatividade.
Blocos, power-ups, inimigos, canos, podemos usar quase todos os elementos que vimos nos Super Mario Bros., Bros.3, World e New Super Mario Bros. U, se bem que há algumas coisas em falta como os Charging Chucks, o fato de pinguim ou até a possibilidade de fazer inclinações para deslizarmos.
O que faz mais falta são os checkpoints e a hipótese de colocar moedas gigantes escondidas para usar como objectivos secundários, o que traria outro grau de profundidade à criação de níveis.
Com um toque escolhemos que jogo do Mario queremos usar como base e os gráficos, música e habilidades do Mario mudam instantaneamente sem ser preciso fazer o nível de novo.
O cenário de fundo e a música não estão inteiramente a nosso cargo, temos sete tipos de níveis, como Ar-Livre, Casa Assombrada ou Aeronave, cada um com a sua música e terrenos característicos. Cada nível pode ter vários cenários diferentes, mas apenas um estilo de jogo.
Nem tudo vem desbloqueado no início, durante 9 dias recebemos as ferramentas e estilos de jogo diariamente. De facto, não ter tudo disponível de uma vez ajuda-nos a não ficar perdidos e força-nos a ser criativos com poucas ferramentas em vez de usarmos variedade como uma muleta. Apesar disso, é difícil não torcer o nariz a receber conteúdo a conta gotas, se bem que passado 9 dias é um problema do passado e claro, há maneiras de contornar o problema.
Criar níveis perdia o interesse se não pudéssemos partilhar as nossas criações com o mundo; desde que consigamos acabar os nossos próprios níveis, podemos publicá-los online e seguir o número de pessoas que os jogam e acabam, assim como os seus comentários no Miiverse, que aparecem durante os níveis (se quisermos), possibilitando alguma cooperação com a comunidade para melhorar o nosso trabalho.
Encontrar níveis online é simples, por criador ou por nível, são listados os níveis em destaque, os mais recentes e os com mais favoritos, sendo possível seguir um criador em específico e filtrar os resultados com algumas opções. No entanto fazem falta algumas funcionalidades, não é possível procurar por estilo de jogo ou nome e não há maneira de aceder facilmente aos níveis dos nossos amigos, sendo preciso procurar pelo código que acompanha a publicação do nível no Miiverse.
Outra maneira de descobrir níveis é jogar o Desafio 100 Marios, onde temos 100 vidas para passar de seguida 16 níveis aleatórios (ou 8 no modo fácil) de outros criadores, o que nos dá aquele sentido de progressão natural num Super Mario e nos mostra criações que de outra forma poderíamos ignorar.
Se nos quisermos prevenir para o caso da Internet falhar ou de sobrevivermos a um apocalipse, podemos descarregar para a consola os níveis que encontramos online e em todo o caso, com o Desafio 10 Marios e níveis de demonstração temos níveis feitos pela Nintendo suficientes para encherem um jogo novo.
Super Mario Maker não é um programa sem sal de criar níveis, a acompanhar o Mario vestido de construtor está uma interface que apesar de ser simples, tem toneladas de charme. Para apagar tudo num nível, tocamos num foguetão para iniciar a sequência de lançamento, o Mario encolhe-se e treme de medo quando aproximamos a borracha dele, até o manual de instruções digital está todo trabalhado e o ecrã inicial esconde algumas surpresas. Certos inimigos e itens podem ser abanados para revelar uma forma secundária, uma forma mais divertida de fazer algo que podia ser um simples ícone a ocupar espaço, até porque ver o Bowser a estrabuchar quando pegamos nele e o abanamos tem algo de catártico. Estes e dezenas de outros pormenores engraçados dão vida até às acções mais simples.
Utilizar uma amiibo desbloqueia um cogumelo que nos transforma nessa personagem para ser usada em níveis feitos com o Super Mario Bros., cada figura tem o seu sprite, efeitos sonoros e animações. Caso não se tenha amiibo não há problema, cada vez que passamos o Desafio 100 Marios desbloqueamos uma dessas transformações, havendo 100 delas, nem todas relacionadas com as figuras.
Para lá de um excelente tema principal e interpretações de temas antigos, o jogo também brinca com a música e efeitos sonoros. Enquanto criamos um nível ouvimos apenas os instrumentos de base da respectiva música, mas ao colocarmos elementos no cenário, uma voz robótica canta o nome dessa peça ao tom da melodia da música, completando-a.
Apesar de infelizmente não haver um editor musical, com alguma imaginação conseguimos usar blocos musicais para criar uma pequena música e podem-se adicionar alguns efeitos, sons e até um clip de voz aos níveis, se bem que compreensivelmente, este não passa para a versão online.
Depois de tantos anos a jogar estes jogos, colocarmo-nos do outro lado e criar um nível de Super Mario é um exercício divertidíssimo e estimulante. Podem-se fazer e ver níveis genuinamente bons, ou outros que se fiam em obstáculos sádicos, num conceito original ou numa subversão das convenções Mario. Todo o tipo de níveis vão aparecer, tudo depende da criatividade dos outros e por isso é que é tão entusiasmante ligar o jogo e ver o que há de novo.
Fazendo um uso fantástico do Gamepad e do Miiverse, Super Mario Maker é uma forma incrivelmente fácil de libertar o nosso designer de jogos interior. É um título obrigatório para quem gosta de Mario, jogos de plataformas, design de níveis ou só de dar asas à criatividade.
É difícil imaginar uma maneira melhor de celebrar os 30 anos de Super Mario.